PT na AL-BA pode resistir a projeto de Rui que permite privatização da Embasa



O governador Rui Costa (PT) poderá enfrentar contratempos em sua base na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde se encontra em tramitação o projeto de lei 22.011/2016 que altera a lei que criou a Bahiainveste. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae), entidade comandada por agentes petistas, diz que a proposta significa a privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Agora, os trabalhadores ligados a empresa prometem acompanhar a votação prevista para ocorrer entre esta terça-feira (29) e quarta (30), e ainda cobrar deputados para que rejeitem o projeto. A expectativa é que haja uma reunião da bancada petista com o Sindae ainda nesta terça para tratar do assunto.

Com a alteração na lei que criou a Bahiainveste, o Sindae diz que a agência se torna acionista relevante da Embasa e pode exigir que a mesma distribua lucro aos acionistas.

Ainda segundo o sindicato, o governo pretende "desmontar todos os avanços obtidos pelo setor de saneamento nos últimos anos, quando houve forte aumento na rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Isso porque também é intenção do governo extinguir a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que presta serviço de alcance social indiscutível no interior do estado, especialmente no semiárido".

Segundo uma fonte do Bocão News, o texto acendeu o sinal de alerta da bancada petista após intervenção do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), um dos parlamentares mais próximos ao governador Rui Costa, mas que estaria liderando a resistência da bancada contra o projeto.(bocaonews)