Amargosa: Prefeitura declara estado de emergência por conta da estiagem

A prefeitura de Amargosa publicou na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (27), o Decreto nº 18/2017, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pela falta de água. O texto da publicação leva em consideração o período de estiagem que ocorre entre os meses de setembro (2016) e janeiro deste ano, período que historicamente é considerado como chuvoso.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, foram registrados apenas 125 mm de chuva entre os últimos cinco meses, índice considerado muito abaixo do esperado para o período. Outra justificativa para o decreto é a situação das barragens que abastecem o município, que estão com 40% da sua capacidade.

Um levantamento feito pelo município aponta que entre pequenos, médios e grandes produtores, o prejuízo já ultrapassa R$ 885 mil nesse período. A escassez de chuva afeta todos os setores, incluindo a criação de bovinos, produção de leite, o cultivo de frutas, legumes, hortaliças, etc. O que afeta de forma geral toda a população. 

A reportagem do site AmargosaNews acompanhou na última quarta-feira (25), um encontro entre os pequenos produtores rurais do município para discutir a situação e buscar soluções imediatas. Uma delas, foi exatamente a publicação deste Decreto, que traria a possibilidade dos produtores renegociarem a situação de dívidas, além de buscar junto aos governos estadual e federal, a execução de ações de assistência, que incluem operações com carros-pipa e a instalação de sistemas simplificados de abastecimento, por exemplo. (Leia mais)

Com a situação de Estado de Emergência declarada, todos os órgãos da prefeitura de Amargosa, sob direção da coordenadoria de defesa civil, ficam autorizados a atuar de forma a reduzir os danos provocados pela estiagem. Entre as ações previstas estão a convocação de voluntários e a arrecadação de recursos junto a comunidade.  Além disso, o município poderá adotar medidas como dispensa de licitação para os contratos de aquisição de bens, prestação de serviços e obras necessários às atividades em resposta a situação de desastres provocado pela seca, por um prazo de até 180 dias.  Clique e confira a publicação do Decreto. (Redação AmargosaNews)