Canadá repudia decreto de Trump e fala para refugiados: "Vamos recebê-los"




Desde que firmou um decreto que impede a entrada de imigrantes e refugiados vindos de sete países islâmicos, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump tem causado polêmica e criado inimizade com líderes mundiais. Do último sábado (28) até este domingo (29), ministros canadenses, alemães, franceses e turcos já se posicionaram e criticaram a decisão do republicano.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeu, utilizou o Twitter para lançar uma série de mensagens de repúdio ao decreto de Trump. "Para aqueles que fogem da perseguição, terror e guerra, os canadenses irão recebê-los, independentemente da sua fé", comentou. "Diversidade é a nossa força", completou. Em retaliação, o Irã também proibirá a entrada de americanos durante o período.

A decisão de Trump suspende o programa norte-americano de refugiados por 120 dias e afeta pessoas nascidas no Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, a Líbia e Somália. A medida é válida por 90 dias. De acordo com a agência de notícias France Presse, o decreto de Trump estabelece barreiras para a concessão de vistos. A ideia do governo é reduzir o número de refugiados, que no último ano quase alcançou a marca dos 85 mil. (Metro1)