Hemoba faz campanha para aumentar estoque para o Carnaval, saiba onde doar




Com a chegada do mês de fevereiro e os festejos de Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) intensifica o pedido de doação de sangue antes da festa. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação, que estão atualmente reduzidos, para continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas transfusionais do estado

Desde o início de janeiro os estoques da Hemoba estão funcionando em níveis críticos, uma tendencia nacional em bancos de sangue para o início do ano, por conta do período de férias e festas. Em janeiro do ano passado, pouco mais de 10 mil doadores foram até a Hemoba, sendo coletadas apenas 7.195 bolsas de sangue para os atendimentos de urgência, cirurgias e tratamentos de pacientes com doenças relacionadas ao sangue.

Apesar do número já estar abaixo da média anual para o período, que é de 13 mil doações, em 2017 a sede da Hemoba registrou uma queda de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. A média diária em janeiro foi de 110 candidatos e 80 bolsas de sangue coletadas, sendo que seria necessário coletar, somente no hemocentro coordenador, cerca de 250 bolsas por dia para suprir todas as necessidades.

Por conta do Carnaval, o Hemoba precisa preparar o seu estoque. Nesse período, é necessário garantir o fornecimento regular de sangue para mais de 350 unidades de saúde do estado. E para isso, a Hemoba vai precisar que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue. (Metro1)