STF deverá escolher novo relator da Lava Jato na quarta-feira




A decisão sobre o futuro da Operação Lava Jato deverá ser anunciada ainda esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em conversas reservadas, a presidente do órgão, a ministra Cármen Lúcia, tentou buscar uma solução consensual para um substituto que relate os processos da Lava Jato, antes sob responsabilidade de Teori Zavascki, morto num acidente de avião em Paraty, no Rio de Janeiro.

O STF também deverá decidir como será feita a homologação das delações premiadas dos 77 executivos da Odebrecht, sendo que na sexta-feira (27) juízes auxiliares do STF terminaram a fase de depoimentos complementares. Com a conclusão, as delações estão prontas para serem homologadas.

O sorteio da relatoria da Lava Jato deverá ser feito entre os integrantes da Segunda Turma do Colegiado, que é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Pelo menos, essa foi a solução discutida nas conversas de bastidores.

A Corte ainda cogita transferir um integrante da Primeira Turma para a segunda. O nome defendido nos bastidores é o do ministro Edson Fachin, com perfil reservado, semelhante ao de Zavascki. Os trabalhos do STF serão retomados na quarta-feira (1º), quando será feita uma homenagem ao ministro Teori Zavascki. (Metro1)