Amargosa: STR reformula estatuto e recebe reconhecimento do Ministério do Trabalho



O Sindicato dos trabalhadores rurais, agricultores e agriculturas familiares de Amargosa acaba de receber um importante reconhecimento através do Ministério do Trabalho. Com isso, o STR passa a ser o único órgão do município a representar de forma oficial todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores familiares, posseiros, entre outros.

Nosso objetivo quando pensamos em reformular o nosso estatuto, era adequar o Sindicato às normas exigidas pelo Ministério do Trabalho, como forma de garantir aos trabalhadores rurais do município de Amargosa, todas as garantias previstas em Lei. Vale destacar ainda que nossas decisões foram tomadas sempre de forma democrática e participativa, destacou Antônio Brito Maia, Presidente do STR.

Com o reconhecimento obtido junto ao Ministério do Trabalho, estão assegurados ao homem e mulher do campo em Amargosa, direito a assessoria jurídica, a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários, acesso a aposentadoria, orientação técnica para obtenção de benefícios junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), emissão do DAP, do título de posse da terra junto ao Incra (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR), além de orientar os seus associados para o acesso a programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Luz Para Todos do Programa Bolsa Família.


Para Maria Cristina (37 anos), produtora rural que mora na Localidade do Alto Seco, "estar filiada ao Sindicato trás a possibilidade acesso a uma séria de garantias, por isso estou providenciando toda a documentação para dar entrada e fazer parte do STR", disse dona Maria Cristina, no momento que aguardava para dar entrada no processo de filiação ao STR, em Amargosa.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agriculturas Familiares de Amargosa, fica localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães e atende de segunda a sexta. Telefone: (75) 3634 – 3671.

Fonte – Ascom STR Amargosa