Prefeitura Municipal de Amargosa inaugura Serviço de Parto Normal



Será inaugurado na próxima quarta-feira (31), às 9h, o Serviço de Parto Normal (SPN) Dr. Pedro Teixeira Rocha, no Hospital Municipal de Amargosa (HMA). O espaço funcionará na Ala B do HMA, que foi reformada e teve o ambiente adequado de acordo com os critérios de humanização do parto natural estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Rede Cegonha.

A adaptação do lugar inclui o cuidado com o bem estar integral das gestantes, humanização das condições do parto e respeito à individualidade de cada mulher. Ao ajustar o ambiente às especificidades de cada família, o SPN garantirá que os períodos clínicos dos cerca de 45 nascimentos mensais sejam assistidos no mesmo espaço, inclusive com a presença do acompanhante de escolha da gestante.

 Para que a inauguração do SPN fosse viabilizada, a Prefeitura Municipal de Amargosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, investiu cerca de R$40.000,00 em recursos próprios. O serviço contou também com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), que doou uma cama PPP (Pré-Parto, Parto e Puerpério), além de viabilizar a contratação de três novos leitos PPP.

Segundo a secretária municipal de saúde, Aline Laranjeira, o Serviço de Parto Normal chega com a proposta de atender as exigências previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas tem, sobretudo, “real interesse em desenvolver uma cultura de humanização, qualidade e segurança na assistência prestada aos seus usuários, principalmente no que tange aos cuidados com mãe e filho". Ela ainda destacou a importância da continuidade do apoio governamental e da sociedade em geral para manutenção e melhoria dos serviços prestados pela instituição, "embora o cenário seja preocupante no que diz respeito ao financiamento dos serviços de saúde, a inauguração do Serviço de Parto Normal simboliza a esperança em dias melhores”, concluiu. (Ascom/PMA). Foto: AmargosaNews.