Decisão do STF não tem ʹamparo na Constituiçãoʹ, diz Aécio; tucano vai recorrer




O senador Aécio Neves se pronunciou sobre seu afastamento por meio de nota, nesta quarta-feira (27), e afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastá-lo do mandato parlamentar e de proibir que ele saia de casa à noite não tem "amparo na Constituição".

O tucano afirma, no comunicado, que vai recorrer da decisão, proferida durante julgamento na Primeira Turma do STF na noite da última terça-feira (26). Ainda de acordo com Aécio, a decisão é “uma condenação sem que processo judicial tenha sido aberto”. O senador ainda argumentou que não foi declarado réu pela Suprema Corte e que “não teve acesso ao direito elementar de fazer sua defesa”.

Aécio afirmou que as gravações do empresário Joesley Batista, que integram denúncia contra ele, “foram feitas de forma planejada a forjar uma situação criminosa”. “Os novos fatos vindos à tona comprovam a manipulação feita pelos delatores e confirmam que um apartamento da família colocado à venda foi oferecido a Joesley Batista para que o senador custeasse gastos de defesa”, diz o senador na nota. (Metro1)