Brasil tem 1 roubo ou furto de veículo a cada minuto; Salvador é a 8ª capital com maiores índices




Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o Brasil teve média de um roubo ou furto de veículo por minuto em 2016. Foram 557 mil no ano passado, que significa um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

O Fórum reuniu dados de de 25 Estados e do DF (o levantamento exclui apenas o Acre, que não enviou dados). E 41% dos crimes estão concentrados nas capitais. Considerando a soma de furtos e roubos de veículos proporcionalmente à frota de cada Estado, o Rio é campeão, com taxa de 916,7 crimes do tipo por 100 mil carros –em números absolutos, 58,5 mil casos. Goiás é o segundo.

Já entre as capitais, ganha Porto Alegre, com 1.446 furtos e roubos por 100 mil. Salvador ocupa a 8º colocação no ranking, com 908 registros.

O alto índice de roubos no país “ajuda a explicar um pouco do sentimento de insegurança da população do Brasil”, explica David Marques, pesquisador do fórum.

Ele chama a atenção para um aumento maior de roubos do que de furtos: “O furto demanda uma certa especialização da criminalidade. Com arma de fogo, qualquer um pode praticar um roubo. E em alguma medida cresce o roubo nos Estados em que crescem os homicídios. A coincidência desses fenômenos indica que a prevalência, a existência das armas de fogo propicia esse tipo de crime”. (Aratu)