Instituto Paraná divulga intenção de votos para Senado e governo na Bahia




Foi divulgado nesta terça-feira, 29, pelo Instituto Paraná Pesquisa, os resultados da nova pesquisa de intenção de voto dos baianos para governador da Bahia e para as vagas no Senado no pleito de outubro.

De acordo com o levantamento, sem a presença de ACM Neto (DEM), que em abril afirmou que o “seu coração o impedia de deixar a prefeitura”, os números mostram que sem o seu principal adversário nas urnas, o atual governador Rui Costa (PT) seria eleito no primeiro turno das eleições, com 58,8% das intenções de voto.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB), esses números não trazem surpresa para ninguém, já que, segundo ela, esse é o reconhecimento dos baianos aos serviços prestados por Rui. "Quem acompanha o trabalho do governador Rui Costa sabe que essa é a tendência real, com ACM Neto ou sem ACM Neto, o governador é o favorito para o governo”, afirmou.

Sem Neto, o pré-candidato da oposição, é o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), que aparece com 9,5%. Apesar de ainda não ser um resultado expressivo, o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) afirmou que as eleições para governador ainda não estão decididas e o nome de Ronaldo seria o mais forte da oposição para a disputa.

“A candidatura de Zé Ronaldo ainda não é conhecida pela população, tenho certeza que ele vai crescer e vai ser uma candidatura mais competitiva. Essa campanha não está decidida para o governo. Por conta disso, acredito que teremos dois turnos, entre José Ronaldo e Rui Costa”, disse.

Ainda aparecem na pesquisa o ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), com 5,8%; Marcos Mendes (PSOL), com 1,8%; e o ex-ministro João Santana (MDB), com 1,3%. (ATarde)

Comentários